Desde que comecei a minha jornada de estudos da Química lá no Ensino Médio, me apaixonei por essa ciência que prometia explicar como funciona o mundo a nossa volta e grande parte das atividades que desempenhamos no nosso dia a dia. Como um aluno que sempre gostou de matemática e dos números, ver eles serem aplicados em uma ciência com propósitos bem definidos (como entender as reações químicas, calcular o rendimento dessas reações ou a velocidade delas ou a energia necessária para que elas acontecem) fizeram meus olhos brilharem.
No entanto, conforme ia me aprofundando nos conhecimentos da Química na faculdade e adquirindo experiência nos laboratórios químicos, algo começou a me incomodar: a falta de clareza de como todos aqueles conceitos e fórmulas se conectavam com nossa vida cotidiana.
Esse incomodo aumentou depois que me formei. Todo mundo que ficava sabendo que eu sou Químico vinham com os mesmos comentários e perguntas estereotipadas: “Nossa, Química! Corajoso! Eu detestava essa matéria na escola!”, “Você sabe fazer bombas?”, “Você sabe fazer drogas?”. E, o pior, talvez, ver propagandas de diferentes produtos com o “sem química” no seu slogan. E tudo isso acontece até hoje.
Todas essas falas começaram a me mostrar que a Química é vista com um viés bastante negativo, quando, na verdade, ela está por trás de praticamente tudo o que existe no mundo (bom ou ruim).
Juntando tudo, percebi que falta contextualização no ensino e na divulgação da Química para as pessoas em geral, com o objetivo de facilitar o seu entendimento e a sua aplicação no mundo real.
Por isso, decidir criar esse espaço. Um blog para falar sobre a Química no seu dia a dia.
Mas, afinal, o que é contexto?
Para começar nosso papo, vamos entender o que significa contexto ou contextualizar alguma coisa.
A definição de contexto dada pelo dicionário da Língua Portuguesa Michaelis diz que ele é o “conjunto de toda e qualquer informação que nos ajuda a entender um fato, uma situação”. Pesquisando pela origem da palavra contexto, descobrimos que ela vem do latim contextus que significa “entrelaçar, reunir tecendo”.
Chega a ser poético que a palavra original tenha um significado que remete à confecção ou fabricação de algo através do entrelaçamento de peças ou linhas soltas, com o objetivo de formar algo concreto.
Logo, contextualizar uma informação ou fato é: buscar os porquês, o como, fazer conexões com outras informações e fatos, buscar relações com o nosso dia a dia. Tudo isso para compreender melhor toda situação, com uma visão mais clara e ampla.
Se olharmos à nossa volta e ao mundo que vivemos nada está completamente isolado. Todas as coisas estão conectadas a algo. Fatos históricos tem seus precedentes e suas consequências, descobertas científicas foram baseadas em conhecimentos e estudos já existentes, nossas ações diárias são feitas por algum motivo (nem que seja pagar os boletos).
Particularmente, eu tenho um certo fascínio pela palavra contexto. Adoro buscar novas informações para conectar com os conhecimentos que já tenho. Quero sempre entender o cenário completo de alguma situação, desde as guerras que presenciamos atualmente no mundo até o porquê o produto x é o mais adequado para lavar as minhas roupas.
Como Químico e cientista, é exatamente isso que quero fazer: contextualizar os fundamentos da Química fazendo conexões com o nosso dia a dia.
Portanto, sejam bem-vindos ao Contexto da Química!